domingo, 30 de novembro de 2008

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Uma boa história!


Aterrem em Portugal
Jaime Nunes nem queria acreditar quando, numa noite de Inverno de 1943, viu desfazer-se à sua frente um avião quando pescava perto de Faro, distante do fervor da II Guerra Mundial, que eclodira anos antes.
Nessa noite, a embarcação com que costumava pescar corvina voltou a terra cheia, mas não com peixe. Jaime Nunes e mais dois pescadores salvaram a vida de seis aviadores americanos.
Apesar de distante do verdadeiro campo de batalha, Portugal foi, durante a guerra, área de passagem para mais de uma centena de aviões. Eis o mote para o livro «Aterrem em Portugal!».
O livro, do jornalista Carlos Guerreiro, exigiu uma pesquisa de cerca de dez anos, em arquivos nacionais e estrangeiros, sobre a passagem de aviões em Portugal entre 1939 e 1945, o período que durou a guerra.
A história de Jaime Nunes é uma das muitas descritas no livro, onde se podem ler inúmeros testemunhos não só de aviadores estrangeiros como dos portugueses que presenciaram alguns episódios de guerra.
Situado perto do Norte de África, o Algarve servia de ponte para muitos aviões e navios beligerantes e foi, durante a II Guerra Mundial, palco de algumas batalhas e aterragens forçadas.
Os destroços do avião americano, cuja história é contada no livro, foram localizados há poucos anos e permanecem em frente à Ilha de Faro, podendo ser visitados por mergulhadores.
O livro apresenta cerca de 200 páginas de testemunhos e documentação, contendo mais de 150 fotografias e documentos, informação que se encontrava dispersa pelo mundo.
O autor não se sente um escritor e diz que a obra é «uma grande reportagem» que surgiu porque o tema sempre o apaixonou e não quis que se perdesse a hipótese de recolher testemunhos vivos sobre esta época.
O prefácio é do ex-ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo, também um apaixonado por aviões.
DD

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Gorro giro

Ás vezes o frio é tanto que sabe sempre bem mais um adereço para proteger as partes do corpo mais atingidas. Este descobri-o aqui.

domingo, 23 de novembro de 2008

"Amostra sem valor"

"Eu sei que o meu desespero não interessa a ninguém.
Cada um tem o seu, pessoal e intransmissível:
com ele se entretém
e se julga intangível.
Eu sei que a Humanidade é mais gente do que eu,
sei que o Mundo é maior do que o bairro onde habito,
que o respirar de um só, mesmo que seja o meu,
não pesa num total que tende para infinito.
Eu sei que as dimensões impiedosos da Vida
ignoram todo o homem, dissolvem-no, e, contudo,
nesta insignificância, gratuita e desvalida,
Universo sou eu, com nebulosas e tudo."
Amostra sem valor

António Gedeão (Rómulo de Carvalho) nasceu a 24 de Novembro de 1906.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Take it easy!!!


Acho que vamos ter que voltar à antiga forma de namorar; ela na janela e ele lá em baixo…ou então sentados no sofá com a mãe ou o pai pelo meio.


Violência marca namoro de adolescentes
"Insultos, estaladas, gritos, atirar e partir objectos, impedir ou controlar contactos com outros" são os principais actos de violência no namoro relatados num estudo da Universidade do Minho (UM), que conclui que uma em cada quatro relações na adolescência é marcada por episódios de violência.
Segundo a tese de doutoramento sobre violência no namoro da psicóloga Sónia Caridade, investigadora da UM, "25,4 por cento dos jovens foram vítimas, pelo menos uma vez, de um acto violento na relação". O estudo abrangeu 4.667 jovens entre os 13 e os 29 anos.
Apesar destas conclusões, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) já recebeu no primeiro semestre de 2008, a associação recebeu seis denúncias, todas de raparigas, entre os 11 e os 17 anos.
Dados da APAV revelam ainda que destas seis vítimas, apenas duas mantinham ainda um relacionamento amoroso quando foram alvo de maus-tratos. A maioria queixou-se de agressões emocionais, a principal forma de violência no namoro.
Correio da Manhã
Foto aqui

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Pinto igual a sorvete de saquinho???

Se há marcas de automóveis, que dão nas vistas em filmes e séries, a Ford é uma delas. E se existem modelos que até nos são familiares, outros nem por isso. Como o Ford Pinto, por exemplo, que foi buscar o nome de um cavalo malhado.

O Ford Pinto foi um automóvel fabricado nos Estados Unidos de 1971 até 1980.
O modelo desenvolvido para o mercado da América do Norte, apresentado pela primeira vez, no dia 11 de Setembro de 1980, era um dos mais populares da época. Prático e poupadinho, o Pinto, viu no entanto a sua reputação cair vertiginosamente quando foram detectados alguns problemas de segurança.
Em meados dos anos 80, ainda foi ponderada a sua fabricação no Brasil, mas os altos custos e o nome… sim o nome Pinto, inviabilizaram o projecto. Isto porque na gíria “brasileira” Pinto está conotado com o órgão sexual masculino. Nem mais. Pinto lá para as terras de Vera Cruz é igual a pénis, cacete, careca lisa , salame, salsichão, sorvete de saquinho, cabeçudo ou até torneira. Tudo isto é sinónimo de PINTO.

Cada tiro, cada melro!!

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, perguntou hoje se "não seria bom haver seis meses sem democracia" para "pôr tudo na ordem", a propósito da reforma do sistema de justiça. No final de um almoço promovido pela Câmara de Comércio Luso-Americana, Manuela Ferreira Leite elegeu a reforma do sistema de justiça "como primeira prioridade" para ajudar as empresas portuguesas. (Antena1)

Agora entende-se bem o silêncio “estival” de Manuela Ferreira Leite. Para dizer “certas coisas” como tem dito nos últimos tempos, é bem melhor estar calada.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Dói, não dói?

Operação Brasil custa um milhão.
Entre aviões, alojamento, alimentação, segurança e estádio estaremos a falar à volta de um milhão de euros.” Os custos da organização do Brasil-Portugal da próxima quarta-feira foram ontem divulgados pelo promotor do jogo, Miguel Macedo.
Num evento organizado pela empresa espanhola Bonussm, Macedo adiantou que os preparativos incluem o frete de três aviões e a utilização de quatro hotéis, de onde sobressai a unidade de cinco estrelas (Kubitschek Plaza, em Brasília) para a selecção nacional. O escrete, os convidados e a equipa de arbitragem, liderada pelo uruguaio Jorge Larrionda, ocuparão os outros hotéis.
O agente FIFA frisou que a comitiva nacional, de cerca de 50 pessoas, vai viajar num Airbus A340 (capacidade para 274 passageiros), contando com a companhia de internacionais brasileiros a actuar na Europa. Os 36 lugares em classe executiva, rebatíveis a 180 graus, foram considerados 'fundamentais' para o conforto ao longo das nove horas de cada viagem.
No regresso, marcado para quinta-feira, os jogadores vão ter ao dispor dois aviões fretados para chegarem o mais rápido possível aos clubes.
Correio da Manhã
-------------------------------------------------------------------
Estrela mais do mesmo, jogadores continuam sem receber

Os futebolistas do Estrela da Amadora voltaramesta segunda-feira a não receber um mês de salários em atraso, conforme garantira a Direcção do clube na sexta-feira, depois de os jogadores terem avançado para um pré-aviso de greve.
Fonte ligada ao processo garantiu que a Direcção do Estrela da Amadora não pagou o mês vencimento aos elementos do plantel de futebol, no valor de 142.000 euros, como sexta-feira tinha anunciado, em comunicado. A Antena 1 tentou, sem sucesso, contactar o presidente do Estrela da Amadora, António Oliveira. Na última sexta-feira, os jogadores avançaram com um pré-aviso de greve para os jogos da 10 jornada da Liga, com o Paços de Ferreira, e da 11, com o Sporting, já que o prazo que tinha sido dado à Direcção para o pagamento de um mês de salários tinha terminado. O pré-aviso de greve só será levantado se até à véspera do jogo com os pacences forem pagos os três meses de salários em atraso desta época e um da época passada. A Direcção "tricolor" garantiu que pagaria esta segunda-feira um mês de salários, tendo emitido um comunicado no qual explicava que "as entidades que aceitaram proceder ao adiantamento das quantias destinadas ao pagamento aos atletas, por razões administrativas (...), apenas tiveram a possibilidade de disponibilizar um cheque às 17:00" de sexta-feira.
RTP

domingo, 16 de novembro de 2008

Frágil



Um cidadão turco, que cumpria uma pena de sete anos por tráfico de droga, fugiu da cadeia de Dusseldorf, Alemanha, escondido numa caixa de cartão de 150 centímetros por 120, que enviou por correio – a si mesmo. A caixa acabou por ser colocada no camião que transporta as encomendas, permitindo a fuga do recluso. CM.

sábado, 15 de novembro de 2008


Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PSD TV

As Emissões da PSD TV deverão arrancar ainda este ano, senão for antes. Depois do germinar da ideia durante vários segundos, a Presidente, decidiu criar uma estação televisiva que promete ser um exemplo de estática,,,,ou será de estética?, ou ética? Whatever…promete ser um exemplo.
Não demorou muito tempo até que a grelha de programação/informação, ficasse definida. As horas ditas nobres, vão ser preenchidas com notícias das boas e todas elas provenientes do seio, das costelas, do cérebro e também das partes mais baixas do partido, que assim dá um novo passo para ficar inteiro. Uma vez por acaso, poderão ser divulgadas outras notícias, relacionadas, citando alguns dos exemplos dados, com a produção de laranja no Algarve, ou com as pragas que habitualmente atingem as cenouras da Beira Alta. Rábanos, pepinos, nabos e sobretudo rosas ou outro tipo de florzinhas, não terão destaque na emissão.
Também já se sabe que a restante programação será ocupada com o retrato da presidente, ao estilo mira técnica, acompanhado de uma banda sonora relaxante a lembrar a música do “menino guerreiro”.
Durante a tarde haverá períodos de grande silêncio.
MFL já disse que o quadro de trabalhadores da PSD TV vai ser limitado, dado que ela, sozinha, simultaneamente e ao mesmo tempo, vai ser administradora, directora de informação e programas e editora de noticiários, para evitar interferências exteriores. “Meto o que me apetece e ninguém tem nada com isso, ou não vivemos em Democracia?”
O novo órgão de comunicação social vai trabalhar em sinal aberto e está a causar alguma apreensão no meio, porque já todos sabem que não vão conseguir concorrer com o tal canal.

O Infante

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,
E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.
Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!
Fernando Pessoa

O Infante Dom Henrique, morreu a 13 de Novembro de 1460 em Sagres

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ás vezes bosch não é bom!!

Quem foi hoje à Bosch em Aveiro (Cacia), fazer cobertura jornalística de um evento que ali decorreu com a presença do Ministro da Economia, ficou à porta. A GNR que estava em peso no local, não deixou passar a Comunicação Social, porque a administração da empresa assim o determinou por uma questão de segurança.!!!????Qualquer quer dia, os criminosos deste país comem caviar e pisam passadeiras vermelhas.
Haja bom senso.
Aqui ficam dois extractos do que, escreveu quem lá esteve.
"Um forte dispositivo policial foi também mobilizado para o local pela GNR que, durante cerca de meia hora, reteve os jornalistas a aproximadamente dois quilómetros da entrada fabril.Apenas estavam autorizadas a passar as viaturas de manifestantes e funcionários da Bosh "por razões de segurança", enquanto as rádios, televisões e jornais, com os respectivos equipamentos não podiam passar, apesar de convidados pela empresa, num equívoco que se prolongou uma boa meia hora, em condições adversas."
Lusa

"Jornalistas deixados à chuva Os jornalistas que pretendiam cobrir a inauguração viram-se retidos durante cerca de uma hora, à chuva, por militares da GNR junto à estrada que dá acesso à empresa, em Cacia, por “motivos de segurança”. Aparentemente, a Bosch teria solicitado àquela força da autoridade, que deslocou para a zona um forte dispositivo, limitar a entrada a colaboradores e convidados. O “equívoco” motivaria um pedido de desculpa pela assessoria de imprensa aos profissionais de comunicação social. Curiosamente, foi permitida a permanência junto de um estacionamento da fábrica a um grupo de pescadores da Torreira, Murtosa, que ali organizaram uma concentração a alertar para a situação difícil que passam devido à interdição da apanha de bivalves na ria de Aveiro. O protesto pretendia aproveitar a deslocação prevista do Primeiro-Ministro que foi desconvocada ontem à noite." Notícias de Aveiro

"Bem distantes das portas da empresa tiveram que ficar, durante cerca de meia hora, os jornalistas destacados para acompanhar a inauguração do novo centro de desenvolvimento. Apesar de serem convidados para o evento, os profissionais da comunicação social estiveram meia hora impedidos de entrar na zona da empresa. "Razões de segurança", explicou um dos efectivos da GNR destacados para o local."

Jornal Público

Museu

Fundação Aristides Sousa Mendes quer construir museu dos direitos humanos
Aristides Sousa Mendes, cônsul português de Bordéus que salvou 10.000 judeus dos nazis, vai ser homenageado a 10 de Dezembro e 26 de Janeiro, numa iniciativa que visa angariar fundos para a construção de um museu dos direitos humanos.
"Estamos a tentar fazer uma recolha de fundos porque é importante recuperarmos a casa que foi de Aristides de Sousa Mendes. Queremos que seja um centro de memória, uma casa da paz onde as pessoas possam ir consultar livros ou o arquivo", disse à agência Lusa Álvaro de Sousa Mendes, neto do diplomata.
A homenagem nacional a Aristides e Angelina de Sousa Mendes tem início a 10 de Dezembro com a inauguração de uma escultura memorial no jardim do Arco do Cego, em Lisboa, de autoria do mestre Manuel Carmo, dedicada ao diplomata português.
A 26 de Janeiro haverá uma gala no Coliseu dos Recreios, que visa a angariação de fundos para reconstruir a casa de família do cônsul, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, para aí instalar um Museu da Paz e dos Direitos Humanos.
Esta homenagem é organizada pela Fundação Aristides de Sousa Mendes e pela Comissão Organizadora da Homenagem Nacional a Aristides e Angelina de Sousa Mendes, sendo a Comissão de Honra presidida pelo Presidente da República, Cavaco Silva.
Em 1940, em plena segunda Guerra Mundial, enquanto cônsul de Bordéus, Aristides de Sousa Mendes desobedeceu a Salazar e emitiu vistos que salvaram 30.000 refugiados, dos quais 10.000 judeus, das mãos do regime de Hitler.
Numa conferência de imprensa realizada hoje na Câmara de Lisboa, o neto do diplomata português, presidente do conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes, disse que "esta homenagem partiu de um grupo de pessoas que quiseram ajudar a fundação".
Além da recolha de fundos, Álvaro de Sousa Mendes, afirmou que esta homenagem tem o objectivo de distinguir o antigo cônsul de Bordéus, um "herói" já reconhecido por "justo entre as nações" em Israel, onde foi plantada uma floresta com 10 mil árvores em representação dos judeus salvos pelo diplomata em França.
O descendente do diplomata referiu que é com emoção que vê que ainda hoje alguns judeus visitam a casa de Cabanas de Viriato e aí plantam pequenas árvores.
"As pessoas quando vão plantar a árvore sentem o que estão a fazer. Emocionam-se e eu emociono-me também", disse, adiantando já ter conhecido pessoas oriundas de "todas as partes do mundo" e que estão agradecidas ao seu avô.
"Já conhecemos muitas pessoas de todas as partes do mundo. Muitas das pessoas que tiveram vistos de Aristides Sousa Mendes não teriam a noção de que era o meu avô que os passava, teriam noção que era o chefe dele, Salazar, que os mandava passar", disse.
Daniel Soeiro Ribeiro, coordenador da comissão organizadora, disse, durante a conferência, que a gala de 26 de Janeiro terá momentos de "grande emoção".
"A gala vai ter duas partes e vai provocar grande emoção. O público vai ficar altamente emocionado", disse o coordenador da comissão, adiantando que estarão ainda em exposição alguns dos vistos passados por Aristides de Sousa Mendes.
LUSA

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

domingo, 9 de novembro de 2008

Boas Memórias

Há nomes que não apagamos da nossa memória. Esta semana a propósito de umas imagens que vi, lembrei-me dos "campeonissímos" Jayne Torvill e Cristopher Dean. Uma dupla de ginastas de alta competição, em patinagem artística que tiveram o momento alto da sua carreira nos jogos olímpicos de Inverno na Jugoslávia em 1984.
Nascidos em Nottingham (1958-1957) fizeram dupla durante 23 anos e conquistaram.
Acho que quem não gostava de patinagem, passou a gostar depois daquele Bolero de Ravel deslizado sobre o gelo. Fizeram-no como ninguém tinha feito e mais ninguém conseguiu fazer.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"Quando os nossos dias se tornarem obscurecidos por nuvens negras e baixas, quando as nossas noites forem mais negras do que mil noites; lembremo-nos, que no universo há um grande e benigno poder que é capaz de abrir caminho onde não há caminho e de transformar o ontem sombrio num luminoso amanhã"
Martin Luther King

domingo, 2 de novembro de 2008

2 - 11

O silêncio reina agora entre quatro paredes. Há um ano, neste dia, haveria um telefone a tocar e a voltar a tocar, uma televisão ou um rádio sempre ligado e uma casa mais cheia para assinalar a data.
As revistas que lias já não estão na pequena mesa, a manta que te cobria está guardada e a cama está sempre "feita".
A ausência, o silêncio e o vazio arrumado preenchem agora o espaço que ainda te pertence, mas que já não ocupas. Hoje era o dia em que devias cá estar e estiveste.

sábado, 1 de novembro de 2008

Aberrações (2)

A polícia invadiu uma cerimonia de casamento de crianças na cidade de Karachi, no Paquistão, e prendeu o sacerdote que celebrava a união de uma menina de quatro anos com um menino de sete anos de idade, indicou hoje a polícia.
A polícia disse que invadiu a casa onde estava a ser celebrado o casamento depois de receber denúncias de vizinhos.
A menina estava a casar-se para saldar uma dívida do pai de 500 mil rupias paquistanesas (cerca de 4,7 mil euros).
A lei paquistanesa estabelece que apenas pessoas maiores de 18 anos podem casar-se, mas algumas leis islâmicas permitem que meninas se casem logo depois da puberdade.
Apesar disso, são frequentemente oferecidas meninas em casamento para resolver disputas ou pagar dívidas.
A polícia disse que prendeu o pai do rapaz, mas não o pai da menina, que fugiu.
Diário Digital