terça-feira, 8 de julho de 2008
Guantanamo Nazi
"Guantanamo só se compara ao que fizeram os nazis durante a II Guerra Mundial." É só mais um, mas duro contributo de Mário Soares para denunciar o que se passa na prisão norte-americana, em Cuba, que tem como lema "Honor bound to defend freedom". O que será que isto quer dizer para os americanos e particularmente para aquele senhor que "governa" os EUA e pensa que governa o mundo.
A Prisão de Guantanamo ou Campo de Detenção de Guantánamo é uma prisão militar norte-americana, parte integrante da Base Naval da Baía de Guantanamo, que, por sua vez, está incrustada na província com o mesmo nome, na ilha de Cuba. A Base abriga três campos de detenção: Camp Delta [1], construído em 2002 e composto de 5 outros campos (1, 2, 3, 4 e Camp Echo[2]), Camp Iguana [3] e Camp X-Ray [4], actualmente fechado.
Desde Janeiro de 2002, depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro às torres gémeas, estão encarcerados nesta base militar prisioneiros - muitos deles afegãos e iraquianos - acusados de ligação aos grupos Taliban e Al-Qaeda, em área excluída ao controle internacional no que concerne às condições de detenção dos mesmos. Segundo a Cruz Vermelha Internacional, estes prisioneiros são vítimas de tortura, em desrespeito aos direitos humanos e à convenção de Genebra.
Fontes (WP e BBC)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário