Bush pode acabar por ser o nome de uma ETAR
O Comité para o Memorial Presidencial quer referendo em São Francisco
George W. Bush abandona o poder em Janeiro mas o seu nome pode ficar para sempre associado a uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) em São Francisco. É pelo menos com esse fim que um grupo de cidadãos recolheu mais de 12 mil assinaturas para entregar ao departamento de eleições da cidade. Querem levar a questão a referendo no mesmo dia em que se escolhe o sucessor de Bush na Casa Branca, 4 de Novembro. Nos EUA, no dia das presidenciais, é frequente haver consultas populares sobre outros assuntos.
"É importante recordar os nossos líderes no contexto histórico certo", disse o organizador da petição do Comité para o Memorial Presidencial em São Francisco, Brian McConnell, que ontem foi citado pela BBC. O Partido Republicano já protestou. "Trata-se de uma ideia horrível. É por isso que São Francisco é considerado como sendo estapafúrdia. Tenho vergonha de viver aqui se isto é o melhor que têm para fazer", afirmou à AP Patrick Dorinson, ex-porta-voz dos republicanos na Califórnia .
No caso de pelo menos 7 168 assinaturas serem validadas, a questão será levada areferendo, podendo a Oceanside Water Pollution Control Plant passar a chamar-se George W. Bush Sewage Plant. Tentando retirar a carga negativa à estação de tratamento, Tony Winnicker, da Comissão de Instalações Públicas, lembrou que a Oceanside tem "benefícios ambientais extraordinários". E precisou que não ficou claro "qual o legado que os autores da iniciativa acreditam que o Presidente teve".
Bush é um dos presidentes americanos com uma das as piores taxas de popularidade da história dos EUA. Isto acontece, em parte, por causa da contestação à guerra do Iraque, cujo desfecho se revelou desastroso. Ao ponto de, neste momento, o Governo iraquiano e a administração americana não conseguirem chegar a um acordo sobre o calendário de retirada das tropas do terreno. À sua sucessão, são candidatos John McCain, por parte dos republicanos, e Barack Obama, dos democratas.
Diário de Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário