sábado, 21 de março de 2009

Generalizações

Não sei como será noutras paragens mas por aqui a generalização é política absoluta à qual, quase todos aderem. Por outras palavras, toma-se com leviana facilidade, “a parte pelo todo”. O que é boato, passa a realidade num ápice tão ápice, que todos acreditam e fala-se muito do que não se sabe. Como se é livre, há que opinar, nem que seja para dizer asneira ou difamar o próximo. Deve ser aquela coisa do “nacional carneirismo”, com todas as náuseas que a expressão me provoca.
Pertencer ás maiorias, é para muitos, o que “fica bem” e pronto, é o que se sabe.
Os exemplos da generalização, podem ser o mais vulgares possíveis: se eu tenho meia dúzia de cabelos brancos, há-de alguém dizer-me “tens o cabelo TODO branco”. Se um fulano, tem um buraquito numa meia, muitos dirão “anda com as meias TODAS rotas”. Se alguém tem o azar de deixar cair uma gotita de café no casaco, logo se irá espalhar que “anda com TODO sujo”. Enfim, estaria aqui até ao inicio da Primavera do ano que vem, a dar fúteis exemplos, que no entanto também se aplicam ás questões mais complexas do nosso dia-a-dia.
Podemos pensar o que nos dá na gana, podemos fazer as interpretações que quisermos em relação a tudo, mas ás vezes o comedimento peca por escasso. Como diria aqui um “vizinho” do lado, também isto é resultado da falta de chá. A nossa liberdade é infinita, desde que respeite os princípios dos outros.
Um dia, quando as minhas utopias, deixarem de o ser e quando eu já não estiver cá para ver, algum cientista de aquém ou de além mar, haverá de inventar um chip, que obrigue o cérebro de alguns a pensar antes de falar. E o mundo será bem melhor,ou pelo menos, mais equilibrado…

2 comentários:

Nade T. disse...

Olá, querida!
Ontem foi o Dia do Blogueiro, mas eu estava ausente da blogosfera por causa dos compromissos do dia-a-dia e, por isso, não passei pra te dar os parabéns...
Posso dar hoje, então? Parabéns, minha querida! Que continuemos lendo os blogs um dos outros por muitos e muitos anos! Que continuemos tendo mais e mais inspiração para continuarmos escrevendo!
Que Deus te abençoe!
Bjs e bom fim de semana!

MFP disse...

Para ti também e que o que sobrou do teu verão inesquecível, te continue a acompanhar para sempre.
Beijinho.