Caetano Veloso vai celebrar Aveiro numa canção
Músico brasileiro fala numa “canção nova” sobre Aveiro, “cidade querida de Portugal”. O tema poderá ser incluído no álbum “Obra em Progresso”
O prometido é devido. Em Julho, durante um concerto em Aveiro, Caetano Veloso disse que ia “seriamente pensar” em compor uma canção sobre a ria. “É preciso que se faça essa canção”, afirmou, não se percebendo se falava a sério ou a brincar (ver caixilho).
Falava a sério. No blogue Obra em Progresso (www.obraemprogresso.com.br), criado para permitir o acompanhamento do processo criativo de composição do novo álbum, Caetano Veloso, um dos maiores vultos da música brasileira, fala na gravação de uma “canção nova” sobre Aveiro, “cidade querida de Portugal”.
O tema poderá vir a ser incluído no novo trabalho discográfico do músico brasileiro, que será justamente intitulado “Obra em Progresso” e que poderá ser lançado no final do ano.
O processo de criação para o próximo álbum é diferente do habitual. Normalmente, os artistas gravam um CD para depois o divulgarem em palco. Desta vez Caetano Veloso inverte o curso usual de um lançamento, já que primeiro faz espectáculos onde alterna alguns dos grandes sucessos da carreira com canções inéditas acabadas de compor.
A ideia é amadurecer o projecto diante do público, de modo a que se chegue a uma selecção de onde serão extraídas as músicas para o novo CD. As canções novas, diz Caetano Veloso no blogue, “são a razão de ser do projecto”, no qual o músico de 66 anos procurará oferecer um “som novo” ao público.
“Oportunidade única”
Vasco Sacramento, da empresa Sons em Trânsito, responsável pelo concerto de Caetano Veloso em Julho, não tem dúvidas acerca do impacto que uma canção do compositor brasileiro poderá ter sobre Aveiro. “Vai provavelmente fazer mais por Aveiro do que todas as campanhas de promoção realizadas até hoje”, realça.
“A confirmar-se”, será, para este empresário ligado à música, uma “oportunidade histórica e única” de divulgar Aveiro “a nível mundial”, uma vez que o cantor baiano está entre os “15 ou 20 maiores artistas do mundo”.
“É um artista com um impacto mundial muito grande e será notável se compuser uma música sobre Aveiro”, afirmou.
in Diário de Aveiro
Sem comentários:
Enviar um comentário