quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Dura lex sem simplex!

Eu que me louvava de nunca ter sido “apanhada” nas malhas da prevaricação rodoviária; lá teria que ser um dia. Há uma primeira vez para tudo, hoje foi a minha.
Acho que nunca mostrei a carta a um “polícia” nunca fui apanhada em excesso de velocidade, nem nunca tinha sido multada por estacionamento irregular. Quando digo irregular, refiro-me a meter o carro e dar as costas, sem passar cartão ao parquímetro. Porque as horas apertavam, hoje assim o fiz. Dei um euro ao arrumador, que faz parte da prole que anda naquele local e fui à vida.
No regresso tinha uma figura de farda, à frente do meu carro, com bloco na mão e o meu pára-brisas já estava diferente.
- Boa tarde! Ainda cheguei a tempo ou não?
- Boa tarde. Não.
- Sabe é que vinha com pressa e nem meti a moeda.
- Pois, este carro já estava para ser multado há algum tempo; só que o arrumador meteu vinte cinco cêntimos no parquímetro, mas também já ultrapassou o tempo. (Ou seja a senhora esteve à coca, para me fazer a folha)
A multa, era de sete euros se eu pagasse nas próximas 48 horas, caso contrário, passaria a trinta.
A "vigilante" lá me explicou o que tinha de fazer, (você para aqui, você para acolá e eu que detesto o “você”) com duas opções, ou ir aos correios ou à sede da empresa. Optei pela última. Depois de andar ás voltas, quando cheguei para pagar, bati com o nariz na porta; já passava das quatro e meia. Ok. Vamos aos correios. Logo eu que abomino papéis e burocracias, tive que me render. No verso da dita multa, tive que contar quase toda a minha vida; nome do pai, mãe,estado civil, número disto, número daquilo, assina aqui e ali…porra. Mas paguei-a. Agora, espero pelo recibo.
Porque é que não há “um inteligente” que invente assim uma coisa básica, para resolver estas questões, sem perder o nosso vagar; um simplex por exemplo!??!!

Sem comentários: