segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Libertação?Modificada?

Já vai para uns anos, que ando a tomar uma certa “droga”, entenda-se medicamento e não outra coisa, que por acaso até me faz algum proveito, digo eu. Embora não sendo para dormir, a verdade é que a dita, tomada ao deitar, é tiro e trambolhão.
A última vez que fui à farmácia, aviar receita, impingiram-me o mesmo medicamento, só que com uma caixa em tamanho triplicado e com mais um acrescento no nome, que incluía as letras XR.
Passaram-me pela cabeça os modelos dos automóveis…TDCI…TDI…Como fiquei curiosa, perguntei que raio era o XR. A farmacêutica explicou-me que eram de “libertação modificada” e acrescentou que demoravam mais tempo a fazer efeito, mas que esse mesmo efeito, também era mais prolongado. OK!?!? Ainda procurei mais sobre o assunto, por aqui, mas pouco encontrei. Desse pouco, o que diz a Wikipédia:”São cápsulas duras ou moles cujo conteúdo ou invólucro, ou ambos, foram alterados de forma a modificar a velocidade de libertação do fármaco ou local onde esta ocorre. Esta alteração consiste na adição de adjuvantes ou na modificação do método de preparação das cápsulas” Mais uma vez OK. Fiquei esclarecida.!?!
Libertação modificada. OK. Lá fui eu à espera de ficar mais liberta e modificada, que ás vezes bem preciso. Mas a verdade é que ou eu estou a ficar empedernida, ou a porra do comprimido está doente. De todas as vezes que o tomei…nada. Nem libertada nem modificada e foram noites sem dormir com a cabeça ás voltas na velha almofada de suma-a-uma. (nem sei se isto se escreve assim)
Tinha que sobrar para mim. Quando gosto de uma “coisa” ela acaba. Foi igual com as velhinhas Chicletes Adams, que por causa da mania dos “no sugar” extinguiram-se num ápice. Acho que fui eu que consumi os restos que havia nas prateleiras.
Hoje, depois de atormentada com o XR, voltei á farmácia e fiz questão de o dispensar. Voltei, é como quem diz, ao modelo antigo.

5 comentários:

Gaius Germanicus disse...

Mais que os modelos de automóveis faz-me lembrar aquelas bombas com retardador: umas rebentam, outras ficam por ali à espera que algo aconteça.

Já pensou em contar carneirinhos antecedido dum Bushmills?

Ave Caesar

MFP disse...

A relatividade que se pode dar a “rebentam” é vasta. Eu prefiro mesmo, ficar à espera que algo aconteça. (Quando não faço acontecer)
Os carneiros são retórica. Já os contei todos, já lhes sei o nome, e trato-os por tu.
O Bushmills, pode ser uma saída. Pior é se, se começa a gostar!!

Coral disse...

A diferença principal dos "normais" e dos de libertação modificada (neste tipo de comprimidos), é basicamente: para quem tem problemas em ADORMECER, é bom um "normal" para dar logo o sono; Para quem tem problemas em MANTER-SE A DORMIR (apesar de adormecer bem) é melhor o de L.M. No meu caso, tomo o último, porque adormeço lindamente, mas passo a noite a acordar. Como tem efeito tardio,obriga-me a manter-me a dormir :D

Unknown disse...

Olá meu nome é Artur Carneiro, já experimentou tomar Serenal 15mg ou 50mg em min resulta lindamente quando vou para a cama.

CFernandes disse...

Aconteceu o mesmo comigo. O problema foi que passei de "bem" a chorona, deprimidíssima e hiper sensível...
A partir daí nunca mais me "enganaram"!