Ando a resistir à tentação há já algum tempo, mas desta vez foi mais forte, superou-me… e por isso cá vai.
A televisão, além de todos os atributos sobejamente conhecidos é também uma espécie de Dama de Companhia. Está sempre ali pronta a responder, a distrair, a formar ou influenciar opinião e até a adormecer-nos. Através dela, entram em nossas casas diariamente figuras com as quais criamos alguma empatia…ou não.
Rodrigo Guedes de Carvalho, José Alberto Carvalho ou Pedro Carvalhas, são só alguns exemplos, pescados das três estações.
Depois, há os outros; os que fazem o trabalho “de sapa“, na rua, à chuva ao frio, ao sol e sabe Deus, a que mais e que, praticamente, só dão a voz aos trabalhos lançados pelos pivots. Mas há mais… Sim há mais, aqueles, que além de fazerem tudo isso, querem tanto, mas tanto, mas tanto aparecer, que aparecem mesmo…vezes demais, Anselmo.
Anselmo Crespo, é assim uma espécie de hipérbole jornalística, dentro da SIC. Não tenho nada contra o rapaz, mas cá por casa, já se contam as vezes, em que o dito jovem, aparece nas peças que faz.
Com Economia ou sem ela, a verdade é que o Anselmo está sempre lá. Uma, duas, três, quatro…
Hoje foi com o calendário para 2009 e com os feriados que vão dar borlas aos portugueses. Qual “coelhinho sexy” o “amigo” Crespo lá apareceu a dar voz e corpo aos meses com dias, em que o pessoal vai dormir até mais tarde. A ideia até resultou, mas apetece-me dizer “tu queres é aparecer”.
Aqui há uns tempos, no Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação, que decorreu na Universidade da Beira Interior, Anselmo, que até estudou lá, dizia “o jornalismo não é ser pivot, é dar informação às pessoas. Tudo o resto são complementos". A sério???? Eu diria então, que “as notícias” do jornalista da estação de Carnaxide, têm muitos complementos, uns directos outros diferidos, mas muitos complementos.
O Rodrigo anunciou que os calendários já estão à venda e Pinto Balsemão esfrega as mãos de contente. As receitas da SIC vão seguramente aumentar em 2009 com o calendário Anselmo.
E já agora, a informação sem complementos. Em 2009, há 10 feriados em dia de semana.
2 comentários:
Os jornalistas da SIC se reparar são sempre os mesmos a fazer os directos e as peças nunca vêm assinadas, ao contrário da TVI e RTP.
De facto, Anselmo Crespo é dos que aparece mais vezes, mas não é o único.
Mau principio esse das peças não aparecerem assinadas até porque o trabalho é feito em equipa e o “seu a seu dono” acaba por morrer “solteiro”.
Enviar um comentário